Reforço e melhoria de solos moles.

Solos moles estão presentes em abundância no Brasil e representam um grande desafio para as obras geotécnicas. O emprego de geossintéticos nessa aplicação é crescente devido ao ótimo desempenho demonstrado, facilidade executiva e à grande economia gerada devido ao fato de se eliminar ou minimizar a necessidade de remoção /  substituição do solo.

A depender da finalidade do projeto, os geossintéticos de reforço podem ser aplicados em combinação com geodrenos fibroquímicos para promover adensamento acelerado, com estacas para minimizar recalques ou podem ser aplicados diretamente na base dos aterros para estabilizar seus taludes e bermas.

Reforço e melhoria de solos moles.

Um leque de soluções:

 

O uso das geogrelhas StrataGrid em reforço e melhoria de aterros sobre solos moles abrange diversas soluções, como reforço e redistribuição dos carregamentos no aterro de conquista e plataformas de trabalho, uso diretamente na base do aterro como reforço contra rupturas circulares e planares e trabalhando como uma “laje” redistribuindo as cargas do aterro para estacas e colunas granulares.

 

Elas ainda podem ser empregadas associadas a outras soluções como: junto com drenos verticais pré-fabricados (geodrenos) garantindo a segurança no aterro provisório de sobrecarga e aumentando a eficiência do adensamento; dispostas sobre melhorias de solo mole como colunas granulares, jet grount, DSM e CPR Grouting fornecendo aumento da resistência contra rupturas circulares e planares; e até com soluções tradicionais como bermas de equilíbrio, remoção parcial e etc.

Funcionamento

Reforço e melhoria de solos moles.

Características

- Geogrelha StrataGrid empregada na base do aterro, no contato com a fundação, ou diretamente sobre as estacas/colunas granulares.

- Necessita usar camada granular para otimizar a interação com a geogrelha e com possível função drenante.

 

-  A principal direção de resistência da geogrelha deve estar alinhada com a necessidade da obra.

 

- Cuidados ao empregar conexões entre os panos de geogrelha, se atentando para aquelas que devem ser estruturais (transferência das cargas) ou meramente construtivas (sem necessidade de transferir cargas)

 

- Possibilidade de empregar múltiplas camadas para se atingir a resistência (ou rigidez) necessária

 

- Possibilidade de emprego de geogrelhas bidirecionais ou camadas ortogonais de geogrelhas unidirecionais

 

- Cuidado com especificações “fechadas”: existem aplicações que a especificação de resistência à tração é suficiente e outras que há a necessidade de especificar também rigidez e deformação máxima. Raros casos há necessidade de especificar o polímero (apenas quando há elevada alcalinidade – pH > 12).

Reforço e melhoria de solos moles.

Especificação adequada

Reforço e melhoria de solos moles.

Benefícios

Aplicações: Reforço e melhoria de solos moles.

Solos moles são sempre uma preocupação na construção civil. Podemos ajudar a superá-la com nossa experiência em muitas aplicações diferentes no tratamento deste tipo de solo.

Reforço de base de aterros.

Aplicações: Reforço e melhoria de solos moles.

Atualmente a solução de melhor custo-benefício é a associação das geogrelhas StrataGrid com geodrenos, sistema esse que atua tanto evitando a ruptura do aterro com o reforço da StrataGrid como acelerando e minimizando os recalques de adensamento que ocorrerão ao longo da vida útil da obra

Adensamento com geodrenos

Aplicações: Reforço e melhoria de solos moles.

Aterros de conquista / Plataforma de trabalho

Muitas vezes o solo local não possui capacidade de suporte para acesso ao local da obra, impossibilitando o trânsito de equipamentos e a instalação da infraestrutura inicial da obra. Nossas soluções buscam resolver estas situações.

Aplicações: Reforço e melhoria de solos moles.

Aterros estaqueados e

colunas granulares

O emprego de estacas ou colunas granulares na base de aterros sobre solos moles endereça simultaneamente problemas de ruptura (Estado Limite Último - ELU) e deslocamentos (ELS). Nessas aplicações, as geogrelhas StrataGrid trabalham como uma laje transferindo os carregamentos para as estacas/colunas e maximizam a sua eficiência.

Reforço de solos moles

Conceito

Gostaria de saber mais sobre o conceito de tratamento de solos moles com geossintéticos, acesse nosso link abaixo e conheça nossa plataforma sobre geossintéticos.

Reforço de solos moles

Fotos

1/1

Reforço de solos moles: 

Produtos 

StrataGrid®  é um geossintético

de alto desempenho projetado para viabilizar projetos de reforço de solos em sistemas de contenção, melhoria de solos moles e reforço de base de rodovias, com segurança e facilidade de aplicação.

Geogrelhas StrataGrid

Reforço de solos moles: 

Aplicações relacionadas

Adensamento com Geodrenos

Reforços de base de aterros

Aterros de conquista / Plataformas

Aterros estaqueados /

Colunas granulares

Reforço de solos moles: 

Setores relacionados

Imobiliários / Construção Civil

Infraestrutura de transportes

Mineração