Recomposição de Talude com 

Geocélulas

Caso de Obra  - Farmacopéia - Funcef

Histórico

Com a conhecida variação da topografia da região de Barueri - SP,, associada ainda à problemas locais de nível d’água próximo à superfície e da realização de cortes para ganhos de áreas,, surgiram problemas de instabilidade de taludes em uma área situada entre uma escola e uma empresa nesta região,, colocando em risco as obras tanto acima quanto abaixo do talude .     

O desafio foi refazer a conformação natural do terreno inclusive quanto à aparência,, conforme solicitação do cliente . Considerando - se a inclinação do talude e as obras que o circundam, era de suma importância a sua estabilização, buscando a segurança das edificações acima e a área abaixo do mesmo. Devido a sua complexidade, a obra necessitou de quatro tipos de intervenções: estabilização do talude inferior, recuperação da geometria do talude natural superior, estabilização de face do local e instalação de sistema de drenagem  interna para rebaixamento da linha freática do maciço como um todo, melhorando assim a estabilidade global.

Desafio

A elaboração do projeto lançou mão da eficiência e baixo custo do solo grampeado para obras de estabilização, evitando a substituição do solo local e garantindo segurança a um custo-benefício favorável. Na reconstituição do talude, optou-se pela utilização de solo envelopado com geotêxtil não tecido, que também utiliza solo local e apresenta grande confiabilidade e eficiência. Para a proteção e estabilização superficial foram utilizadas geocélulas StrataWeb preenchidas com solo local e vegetação composta por placas de grama, devido à praticidade, rapidez de instalação e ao aspecto final natural, harmonizando ao talude circundante.

Solução

Resultados

A Geo Soluções, através de uma solução inovadora e com equipe especializada, atendeu às necessidades do cliente quanto ao custo-benefício da aplicação. A produtividade da execução permitiu corresponder ao prazo desejado pelo cliente. 

Informações Gerais

Foram utilizados cerca de 140 m² de geocélula, 18 un. de chumbadores com barra de 4 m, e cerca de 2500 m² de geotêxtil tecido.

O talude apresenta geometria de 6m de altura, sendo a primeira porção inferior reforçada com chumbadores e a porção superior recomposta por meio de solo envelopado, encobrindo o talude com geocélula com grama.

A geomembrana RhinoMat oferece uma série de vantagens técnicas e econômicas quando comparadas às geomembranas  de PEAD tradicionais.

O RhinoMat, por apresentar elevada resistência mecânica (tração, rasgo, punção) proporciona grande facilidade na confecção de painéis pré-fabricados (ótima relação peso-resistência). 

O produto possui excelente relação custo-benefício e suas características  permitem  aumento na produtividade.

Contamos com equipes de instaladores do RhinoMat em todo território nacional, bem como empresas parceiras para elaboração de projetos e execução de obras, garantindo maior controle de qualidade dos serviços prestados.

Produtos Utilizados

Geomembrana Rhinomat
Mostrar Mais

Aplicações

Carcinicultura
Lagoas Ornamentais
Lagoas de Tratamento de Efluentes Industriais
Lagoas de Irrigação
Coberturas de Aterros
Canais de adução e irrigação
Mostrar Mais